Pular para o conteúdo principal

500 anos de Reforma

 do not add to hunts GIF
Hoje comemora-se 500 anos da Reforma Protestante, que foi um movimento social, econômico, politico e religioso que reestruturou a Igreja Cristã, que antes se resumia a Igreja Católica. 
Esse movimento foi iniciado por um monge alemão Martinho Lutero, que posicionou-se contra algumas praticas abusivas adotadas pela igreja da época.
Lutero escreveu 95 teses, criticas, detalhando praticas religiosas arbitrarias ao cristianismo primitivo e as anexou nas portas de igrejas da Alemanha, sendo que essas cartas rapidamente foram repassadas por pessoas que fizeram impressões e panfletagens. 
 shocked reading read bubbles letter GIF
Uma das maiores inquietações de Lutero era a pratica de venda de indulgencias, perdão de Deus, pois esse costume permitia que pessoas cada vez mais fossem céticas e distanciadas do verdadeiro proposito de ter uma vida cristã. 
Com a compra das indulgencias automaticamente quem desejasse ter atitudes eticamente, moralmente e espiritualmente contraria bastava pagar determinados valores para a igreja e o seu erro seria anulado.
Além da exclusão de pecados a compra da salvação também era negociável pela igreja.
Lutero questionava a compreensão que a igreja disseminava sobre a salvação, pois era pregado que a salvação viria pelas boas ações, pela presença as missas, a execução de peregrinações e jejuns.  
As boas ações trazem uma vida de paz e realizações para quem as executam e para os que são beneficiados por essas, mas a salvação não se resume a caridade.
Outro dos questionamentos de Lutero foi sobre como as missas eram realizadas, os padres ficavam de costas para os fieis e todas as palavras eram ditas em latim.
Sendo que essa linguagem só era entendido por pessoas eruditas, não atendia a compreensão da massa que frequentava a igreja que malmente eram alfabetizados.
Lutero deu inicio a reforma protestante, mas muitas outras pessoas contribuíram para que esse movimento tivesse aceitação e força.
Nos Mulheres também estivemos presentes de forma ativa na luta da Reforma Protestante.
Encontrar registro de mulheres na atuação histórica é algo bastante difícil pela manutenção de toda uma logica patriarcal que cerca as estruturas culturais durante séculos e séculos.
Adam J. Kurtz school work tech office Sticker
Em diferentes medidas somos invisibilizadas nos créditos da historia, seja em assuntos religiosos, políticos, científicos entre outras instancias, mas precisamos nos conscientizar que fazemos parte integral da construção de todas as culturas e sociedades, e sempre que surgir assuntos que me tragam interesse vou estar fazendo esse levantamento demarcando a nossa existência.
Cheezburger gif disney kiss bye GIF
  • Catarina Von Bora : Foi monja e conhecia segredos da medicina caseira, por ter sido monja teve escolarização, o que era uma exceção na vida das mulheres pois essas eram destinadas a serem donas de casa e esposas. Catarina casou-se com Lutero
  • Catarina Schutz Zell: Foi uma mulher culta, escrevia muito e uma das temáticas das suas escritas era de incentivar as mulheres em permanecerem firmes em sua fé, ela escrevia como defensora da reforma e como motivadoras das mulheres casadas com fugitivos por apoiarem a reforma. Catarina casou-se com um sacerdote que foi excomungado, outra motivação da escrita de Catarina, ela escrevia ao bispo local impulsionando que houvesse aceitação ao casamento de clérigos.
  • Schutz Zell, acolhia reformadores perseguidos pela igreja católica, realizava pregações (para a igreja apenas homens eram permitidos), escreveu seus comentários sobre o livro Salmos da Bíblia, sobre a oração dominical e a oração do credo. 
  • Claudia Levet, assumiu papel de pregadora, aplicou suas finanças em favor da melhoria de pessoas em situação de miséria.
  • Marie Dentiere, pregadora e escritora, sua inscrita era intencional na eliminação da divisão entre homens e mulheres. Marie escrevia cartas para a rainha Marguerite, de Navarra, pedindo que esta intercedesse ao rei da França pela eliminação dessas praticas.
Dentre outras, 
Em Romanos 1:17 o apostolo Paulo diz: "Mas o justo viverá pela fé." 
Em Efésios 2:08 diz que: "Porque pela graça sois salvo, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus."
Com essas passagens bíblicas fica evidente a colocação de Lutero, e existem 05 frases que resumem os princípios fundamentais da Reforma Protestante, elas são conhecidas como as Cinco Solas.
  1. SOLA FIDE - Somente pela FÉ o homem é justificado .
  2. SOLA SCRIPTURA - Somente as Escrituras devem ser o norte da vida cristã.
  3. SOLUS CHRISTUS - Somente Cristo deve ser o mediador entre o homem e Deus.
  4. SOLA GRATIA - Somente a Graça de Deus e ela é totalmente gratuita.
  5. SOLI DEO GLORIA - Somente a Deus Glória, tudo que o homem fizer deve glorificar a Deus.
Um dos levantamentos que essa reforma nos possibilita fazer é a IMPORTÂNCIA DA  LEITURA.
Se Lutero, monge da igreja católica,  teve a capacidade de questionar uma estrutura da qual ele fazia parte, esse questionamento surgiu através de seu próprio interesse em buscar informações sobre a sua religião e essas informações vieram do "manual" da própria fé que ele propagava.
Essa posição não poderia ter sido tomada por outros, sabendo que na era medieval o número de pessoas que viviam em extrema miséria, o acesso a leitura era algo exclusivo ao clero e aos nobres. 
Trazendo para nossa realidade, 
Já parou para pensar na importância que a leitura tem em nossa vida? 
O quão útil é buscar informar-se sobre as bandeiras que levantamos e como de fato CONHECIMENTO É PODER!
Não quero reforçar a ideia de que pessoas menos interessadas por leitura estejam eximidas de conhecimento, ainda mais na era em que vivemos onde os meios de comunicação são muito mais velozes e assim acabam alcançando de diferentes formas um maior número de pessoas.
Mas a qualidade dessas informações devem ser questionadas, 
Percebo a importância da Reforma Protestante como uma possibilidade de Crer e Pensar.
Sabendo que a reforma completa hoje 500 anos cabe aos que professam da mesma fé realizarem uma reflexão sobre a luta que essas mulheres e homens tiveram para enfrentar o Império Religioso buscando viver genuinamente as praticas de Cristo.
Analisarem de quais formas encontram-se as instituições ditas cristãs, e se as suas praticas de fato estão sendo pautadas nas escrituras e no Deus de amor que a Bíblia nos apresenta. 
erma fiend school bye adios later Sticker

Comentários