Pular para o conteúdo principal

Vida Fitness x Vida Saudável

Restrição Alimentar, Vida Fitness, Responsabilidade 
Ai sorvetes...
ice cream GIF


Enquanto voltava do trabalho para casa, refleti sobre minhas tentativas em ser fitness, hoje  a tarde até tomei sorvete.
Sou uma pessoa comum, vinte e tantos anos, já sou mãe, antes de ser vivia preocupada com emagrecimento.
Lembro que em 2010 montei uma "academia" em casa mas em 2012 tive bb então essa academia teve uma vida útil muito curta.
Depois de ter bb voltei a me exercitar e sim estava bastante motivada.
(Mas essa motivacao se deu por estar em uma academia com pessoas bacanas)

Iniciei um curso de luta que era o que mais gostava, fechei pacotes com uma amiga esteticista, me arrisquei a aprender passos de Fitdance na academia, fiz pilates, fiz ballet fitness, fiz zumba, fiz aulas de alongamento, suei horrores com aulas de funcional que estranhamente da uma sensação gostosa,

MAS...

fazia restrições alimentares absurdas, me proibia de comer quase tudo e estava em uma dieta liquida horrorosa, fazia uso de medicamentos doridos, até que isso veio afetar severamente minha saúde e tive uma queda drástica de estimulo. Isso pq meus meios e interesses estavam deturpados.

Depois dessa situação ( que na verdade é ate ressente)  continuei por um tempo fazendo musculação e muay thai, apesar de gostar de lutar não estou mais tao empolgada como antes.

Fora que a gente aprende defesa pessoal e se acha forte, preparada pra qualquer situação, semana passada uma pessoa conhecida e forte foi assassinado em um assalto por causa de um celular, no mundo em que vivemos a gente nunca vai ta preparado suficiente para enfrentar a criminalidade.

Enfim, confesso que é controverso estar falando sobre isso devida minha inserção a uma esfera politica feminista de vida e de estudos acadêmicos sobre a ressignificação da mulher e do seu corpo e mesmo assim mostrar que apesar de ter um debate coerente sobre empoderamento do corpo estava fisgada pela armadilha do emagrecimento compulsório.

Apesar do meu peso não estar acima do que meu tamanho indica, apesar de não ter dificuldade para encontrar roupas(com exceção de sutiã), apesar de nunca ter tido problemas para me relacionar por causa do meu peso, ainda hoje se eu disser que não quero emagrecer vou estar mentindo.
A diferença é que agora emagrecer não é o foco da minha vida e não mais me privo de comer o que quero mas estou de fato consciente da importância de ter uma alimentação verdadeiramente saudável.

Quando engravidei ganhei 20 quilos

gigi hadid wow GIF
Mas não tive nenhuma complicação na gestação, só que como antes de engravidar eu já era preocupada com emagrecimento depois isso se agravou.
Os 20 quilos adquiridos foram embora rápido, mas eu não conseguia me enxergar magra em nenhuma situação, embora eu já estivesse com uma diferença de peso bem maior.
Hoje estou com 60 kg, lembro que em 2007-2008-2009 lutava com meus 45 kg pendurados achando-me muito pesada, misericórdia
É importante nos dispor em ter qualidade de vida, sendo que não importa o quanto a gente se esforce e se preocupe com o corpo essa matéria só existirá até o dia em que Deus permitir, então muita dessa batalha é em vão.
Enquanto existir vida é importante que exista sem complicações, então o ato de se cuidar tem que esta acompanhado de responsabilidades, o nosso corpo reflete como nossa mente esta e buscar ter uma espiritualidade consolidada com Deus, buscar viver da melhor forma cada fase da nossa vida é mais importante que sofrer na tentativa de conquistar o modelo de corpo vendido por padrões estéticos inalcançáveis que desrespeitam o fato de sermos mulheres únicas, diferentes, jamais existira uma formula da beleza que proporcione felicidade e estabilidade emocional da auto estima.
Fazendo referencia de 2007 a 2011 (antes de ser mãe) minha primeira fase de fissura por uma alimentação restrita e louca, em fazer milhares de atividades físicas (mesmo a maioria sendo dentro de casa) na realidade em que vivia no meio em que estava inserida não me recordo de existir tantas opções diferentes e acessíveis para trabalhar o corpo.
O que existia bastante eram os malucos que tomavam e vendiam anabolizante. 
Percebo que o mercado fit tem sido algo bastante rentável vejo que tem crescido muito, as academias estão cada vez mais completas, o número de pessoas que estão optando pelo curso de educação física em sua formação aumentou, os profissionais da área de nutrição estão mais valorizados, os Personas Trainer  agora são 
~~~COACH ~~~~ 
chique
happy fitness GIF by Bayerischer Rundfunk

Acho ótima todas essas mudanças, 
Lembro que nas academias existiam os planos mais baratos como 3x na semana ou malhando pela tarde tipo horário de almoço.
Malhar pela manhã ou noite era mais caro, fazer outras atividades na academia alem da musculação tinha que pagar outro valor.
Hoje a academia se popularizou e todo mundo tem condições de estar fazendo parte, existe praticamente mais de uma academia em cada bairro e os preços são muito mais acessíveis. 
Como tem sido algo que tem gerado um grande retorno capital acredito que não vá deixar de se expandir,  mas o que deve ser enfatizado nesse espaço é a real preocupação com a manutenção e produção da saúde.
Sendo que a "geração saúde" já esteve super em moda nos anos 80, o culto ao corpo era o vicio dos jovens dessa época, a cultura da academia de ginastica se popularizou e passou a fazer parte da moda e nos traz influencia até hoje.
Calça de Lycra / Legging

Moletons 
Polaina

Essa história de usar boddy por cima da calca de lycra nunca me convenceu.
Permaneço acreditando que o segredo da vida é ter uma alimentação saudável e se exercitar SIM, mas não quero me sentir obrigada a estar dentro desse estilo de vida.
Não quero mais priorizar isso por ter outras demandas que julgo mais importantes que ter um físico "em forma" forma essa pre estabelecida por um padrão de beleza.
Mas hoje para mim ter uma alimentação real é de extrema importância, e aos que querem ingressar na vida fitness com responsabilidade procurem uma academia com profissionais sérios e você estará investindo em uma melhoria de vida sim.
Ps: comer é tão bom!
BEBA ÁGUA!

Comentários

  1. Comer é muito bom mesmo kkk No meu caso anseio desesperadamente durante anos por engordar alguns quilos e isso me faz comer de tudo, mas sei que não adianta, pois preciso de uma dieta mesmo para ganhar massa e isso resulta em abrir mão do que mais gosto. Já tentei diversas dietas e nunca sigo até o fim, sou ansiosa e estabanada, meto o pé na jaca mesmo kkk. Mas um dia consigo, vamos ver se em 2018 mantenho o foco. Amei conhecer seu blog, obrigada pela visita no meu. Estarei sempre por aqui conferindo as novidades! Beijos

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa muito obrigada, procura uma nutricionista e ela te passa uma dieta colorica que se adeque ao seu estilo de vida.
      Eu que agradeço por ter retornado ^^

      Excluir
    2. Oi lindona!

      Vim conhecer seu cantinho!

      Obrigada pela visita no meu ♥ Beijos

      www.donadecasamoderna.com

      Excluir
    3. Oii, grata pelo retorno.
      Espero que tenha gostado do meu espaço!

      Excluir
  2. O body por cima da calça também não desce muito comigo... haha Eu acho que a gente tem que aprender a comer bem, beber bastante água e se deixar desviar um pouquinho às vezes. As dietas restritas e exercícios demais nunca dão certo. Tudo na medida e aos poucos, pra virar hábito, daí vai :D

    Beijinhos
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, temos que ter equilíbrio em tudo e em relação ao corpo tem que ser gradativo mesmo.

      Excluir
  3. adorei o post <3 consegui me rever em quase tudo o que disseste
    também já passei uma fase em que tudo o que queria era emagrecer e cheguei longe demais. Hoje considero que perder dois ou tres kilos não me fazia mal nenhum mas ando tão ocupada que a minha mente não tem tempo sequer de pensar nessas coisas e isso deixa me bastante feliz.

    e claro, água sempre :D
    Beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmmm, fico feliz como Deus é sábio e faz com q o tempo faça nossas prioridades mudarem.

      Excluir
  4. Obrigada pelo simpático comentário no meu blog...
    O problema do peso é uma das principais preocupações das mulheres, ainda recentemente perdi 15 Kg mas por problemas de saúde, a preocupação com o peso não pode é virar doença...
    Não encontro os seus seguidores aqui no blog?
    xoxo

    marisascloset.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por ter vindo aqui, infelizmente somos assoladas por essa preocupação mas temos que entender que a construção de uma vida saudável é processual.

      Excluir
  5. Eu tô numa fase de reeducação alimentar porque há uns anos meus exames deram ruins e precisei cuidar mais. E descobri várias coisas, sou apaixonada por esse mundo da nutrição e como cada pessoa é muito única e tem necessidades específicas, é uma jornada interior hehe :D Mas acho que essa obsessão fit é meio paranóica, bem como algumas dietas absurdas... cada um sabe de si, mas temos que cuidar pra não ficar doentes (tanto mental como fisicamente hehe)


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir

Postar um comentário