Pular para o conteúdo principal

Paisagens Urbanas e Sensações

Lugares Abandonados, Construções Inacabadas
>Imagens no final da postagem<

Não sei se você compartilha da mesma sensação, mas sempre que me deparo com imagens ou quando encontro pelas ruas grandes construções, sinto um certo fascínio.
Tenho preferencia em paisagens rurais, mas as paisagens urbanas despertam em mim uma certa curiosidade.
Analisando por uma ótica coerente, um monte de concreto armado e frio não é nada agradável.
Inevitavelmente as construções civis trazem prejuízos ao meio ambiente e com o aumento de nossa população as industria civis tende a se desenvolver ainda mais. Para alem de uma preocupação com moradia, o urbanismo é um dos principais geradores de emprego sendo assim uma da maiores atividades de desenvolvimento econômico.
A industria de construção civil é muito rentável e é responsável por parte massiva dos impactos ambientais, existe um grande consumo de produtos naturais e é gerado um grande numero de resíduos. Essas construções modificam as paisagens originais dos locais e assim a estrutura ambiental.
Cidades que não tem uma localização de destino dos resíduos dessas construções, seus resíduos são destinados a mananciais ou criam-se aterros "provisórios" para o transporte desses materiais.
Sendo que mananciais entre outros destinos não são locais apropriados para a deposição desses, gerando grandes impactos ambientais, gerando LIXO e que por sua vez tornam-se ambiente propicio para os transmissores de doenças.
Com isso percebemos mais uma necessidade da RECICLAGEM.
Trazendo assim benefícios ambientais e também econômico pela reutilização na construção de outros projetos civis.

MAS depois de tratar de toda a parte danosa e tentando retornar a ideia principal da postagem (EU TENHO QUE PARAR DE FUGIR DO ASSUNTO QUANDO ESTOU ESCREVENDO) eu acho difícil falar de uma coisa sem fazer um passeio por questões que as referem.

RETORNANDO A ESSA SENSAÇÃO ESTRANHA

Quando me deparo com construções inacabadas, acabadas ou até mesmo abandonadas, começo a criar no meu imaginário questionamentos sobre as interações realizadas na construção desses espaços, suas motivações (embora na maioria das vezes é obvia), quem ja esteve por ali e quem ainda pode esta.
Penso como essa estrutura reflete nos interesses passados ou presentes, a importância nessa determinada localidade (NÃO estou dando vida ao inanimado) ESPERO.
Mas penso em todas as historias já vividas nesses lugares, penso em pessoas que podem passar por esses lugares pensando a mesma coisa, penso em como essa construção pode ter sido desejada/odiada por alguns e de como efetivamente esse bando de concreto esta inserido na construção de um sonho de tornar-se participativo na historia e como de fato já é.

Minha atração não se refere a construções elegantes ou sofisticadas, não se restringe a elas, na verdade não existe uma interesse pré-estabelecido um padrão, é algo mais visual mesmo, só que depois passa.
Me distraio fácil.
>que conversa besta<

Mas o meu interesse maior esta em construções abandonadas.
Se houver uma historia por trás sem duvida me sentiria ainda mais atraída, sendo que a historia a gente pode criar também.

Alguns lugares
TIANDUCHENG
Uma cidade da China - Replica de Paris - abandonada apos uma forte crise econômica.

KOLMANSKOP
A cidade engolida por areia 

LAWDALE TEATRO DE CHICAGO 



SHINCHENG
Cidade submersa da China


MIRNY
Mina de Diamante na Siberia Oriental, Russia.

KEELUNG
Cidade abandonada em Taiwan

PRIPYAT
Cidade da Ucrânia abandonada depois de um acidente nuclear em Chernobyl





Comentários

  1. adorei o desabafo <3 acho que gosto mais de paisagens urbanas pelas razões que enumeraste e claro que sitios abandonados dão fotos mesmo espetaculares
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim a estética dos lugares abandonados são incríveis, obrigada pela visita ^^

      Excluir
  2. Também sou fascinada por lugares assim e crio o hábito de fotografa-los (mais lugares rurais, mas fotografo muito os urbanos também) acho maravilhoso criar teorias mirabolantes e imaginar quem já passou por ali. Além de não só o espaço ser abandonado ser lindo, dá também fotos ótimas!
    Beijão <3

    ResponderExcluir

Postar um comentário